A Floresta Nacional (Flona) de Brasília, criada em 1999, protege uma área de cerrado de 9 mil hectares e é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa da região, a do Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do Distrito Federal.
A criação da Floresta Nacional (FLONA) de Brasília se deu por meio de Decreto Presidencial, em 10 de junho de 1999.
Tem como área total 9.346 ha (nove mil, trezentos e quarenta e seis hectares), divididos em quatro glebas, separadas geograficamente, são denominadas: Áreas 1, 2, 3 e 4. As Áreas 1 e 2 da FLONA de Brasília estão localizadas nas Regiões Administrativas de Taguatinga e Brazlândia - DF e possuem, respectiva e aproximadamente, 3.353 e 996 hectares. Já as Áreas 3 e 4 situam-se na região de Brazlândia – DF, com, respectivos, 3.071 e 1.925 hectares. As Áreas II e III possuem ocupações anteriores à criação da Unidade de Conservação.
Trilha Jatobá e Pequi
As trilhas são completamente sinalizadas para garantir a segurança e a autonomia dos caminhantes durante os passeios. O percurso corta diferentes formações de Cerrado e árvores exóticas (Pinus), compondo belas paisagens, que encantam os usuários.
Com um nível leve de dificuldade, a Trilha Jatobá possui 6 Km de extensão e a Pequi 12Km.
Circuito Flona
Com um circuito de 44 km, é a maior trilha de mountain bike sinalizada em unidade de conservação do país e ainda proporciona opções mais leves para os iniciantes com percursos de 5, 11, 20, 26 e 35 km. Grande parte do percurso é realizado em estrada, mas trechos de single track e pontes para proteger as nascentes agregam a aventura.
Trilha União
Recebeu esse nome por unir diversas unidades de conservação do Distrito Federal como a Floresta Nacional de Brasília, Parque Nacional de Brasília, Reserva Biológica da Contagem, Área de Proteção Ambiental do Planalto Central e do Rio Descoberto.
Juntamente com os circuitos Flona e da Serrinha do Paranoá formam a maior trilha para mountain bike do Brasil, totalizando aproximadamente 136 km de trilhas contínuas e sinalizadas.
Embora esse seja o maior circuito para mountain bike do Brasil, o atrativo também está aberto aos adeptos da caminhada.
Lista de espécies com ocorrência na Floresta Nacional de Brasília disponível em: www.taxeus.com.br/lista/2727